COM UM DIAGNÓSTICO DESAFIADOR: DETERMINAÇÃO E FÉ

Por Sebastiana Palheta Paiva, RU1793833
Polo – Barcarena/Pa
Data: 12/09/2017


Fonte: revista Despertai! 08 de maio de 2000
 

Foi com uma notícia assim que a família de Loida se deparou: depois de um parto complicado no
qual houve a fratura de sua clavícula a criança foi submetida a uma  cirurgia e a medicamentos que lhe causaram vários  problemas, até que veio o diagnóstico médico, “sua filha tem paralisa cerebral ela nunca falará andará nem mesmo entenderá”. A família se pergunta como se comunicar com Loida?
Começa assim uma desafiante tarefa ensinar Loida, uma criança na época, seus pais principalmente
a mãe começou a ler livros de fácil compreensão e a ensinar tudo o que podia desenvolvendo até um método que  é    utilizado  em sala de aula com crianças  que possuem algum tipo de necessidades especiais, psíquica e motora como é o caso de Loida.
Escolas e professores usam muito material lúdico para se comunicar com as crianças (desenhos, figuras, objetos coloridos, musicas) qualquer coisa que faça a criança interagir com o meio facilitando assim o aprendizado e  a  aproximação  com  os  educadores.   Alguns  dos  aplicativos  utiliza  essas ferramentas, fizeram uso destas os pais de Loida que a ensinavam, mas não obtinham resposta.
Quando Loida foi a escola com 9 anos os pais dela decidiram coloca-la em uma escola especial. Mas parecendo não dar certo e notaram uma regressão em  seu desenvolvimento resolveram assim  educala em  casa.  Uma opção usada por  alguns  pais  que  decidem educar  seus filhos em seu lar  assim  o caso desta família.
Utilizam  aplicativos  que  visa a  ajudar e a facilitar o método de aprendizagem.  Como  é o caso da
PlayTable  uma  mesa  com  vários  jogos  educativos  desenvolvidos  por  profissionais  da  área  que trabalha  com  crianças  a  partir  dos  3  anos  que  precisam  de  ajuda  no  desenvolvimento  motor fortalecendo os músculos  das mãos,  braços e  antebraços; pois utiliza tele sensível ao toque, e no psíquico e fala visto que realiza várias atividades simples como encaixar peças  a mais complexas, também  possuem  uma  interação  com  quem  está  usando.  Desafiando  os  limites  da  criança .  Essa ferramenta  já  é  usada  em  escolas  e  até  em  casa  com  os  pais  que  tem  criança  com  alguma necessidade  especial  ou  não  alguns  municípios  já  adquiriram  e  segundo  relatos  do  site  é  muito proveitoso pois promove a socialização, pode ser usado por mais de uma pessoa.
“Estou tão feliz de que graças a Jeová posso me comunicar”
Método utilizado pelos pais de Loida tem um paralelo com os utilizados  nos ensinos das escolas e famílias para obter êxito com a criança. Esta frase acima é de alguém que não ia falar, andar e nem mesmo entender ou se fazer entender pelas pessoasa sua volta.  A  mãe de Loida  disse: ”  Aos 18 anos havia ficado tão difícil cuidar de Loida que eu orei fervorosamente a Jeová  implorando lhe  que me ajudasse a me comunicar com minha filha”.
Para algumas atividades simples do dia a dia é mais que normal, contudo para quem tem algumas necessidades especiais como é o caso Loida parece é muito difícil, tanto que com o passar dos anos a mãe parecia não ter mais esperança, o software desenvolvido por pessoas da área facilita o aprendizado de crianças em  diferentes estágios do desenvolvimento.
Com o tempo  trocando o papel de parede do  quarto uma  das irmãs perguntou  se Loida sabia onde estava o nome Jeová  por curiosidade.  Finalmente a resposta de Deus e do método utilizado pela família, Loida se fez entender indo até a parede e esbarrando no local onde estava a  palavra  Jeová. O método  muito utilizado  pelos aplicativos,  raros na  época,  hoje tão  comum e  eficaz foi aprimorado pelos familiares que coloram as letras do alfabeto em tamanho bem grande ao longo do corredor e asirmãs de Loida iam formando as palavras frases e diálogos inteiros indicada por ela.
O simples fez toda a diferença a aperfeiçoamento de programas  de computador facilita  a vida de várias famílias em situação parecida. Para  a  surpresa dessa família  Loida  havia aprendido a ler há
tempos atrás quando sua irmã ia a aula ela lia os livros da escola, movendo os lábios só que ninguém a conseguia entender muitas das vezes a frustração causava choros e gritarias.
Os benefícios dos games pedagógico usado no play table é eficaz, ou seja, com o uso apropriado os
aplicativos promovem a aprendizagem através do uso de brincadeiras com níveis variados muito pais e educadores da área  tem  conseguido avanços extraordinário,  na interação com  crianças  especiais destacando que no ano de 2014 eram quase 900mil matriculadas sendo 79%delas em turmas comuns dados do censo escolar. Procurando assim não só educar, mas formação de cidadão muito capaz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog