SUPERAÇÃO ATRAVÉS DA INCLUSÃO DIGITAL
Por  Lílian Nunes da Costa Negrão/ RU:1727611
Polo – Barcarena
Data: 11/09/2017
   

           Fonte: Lílian Negrão/ Escola Prof.º Bernadino P. de Barros
A inclusão é tão agregadora que seus benefícios não são somente sentidos pelas pessoas que estão excluídas, mas, por toda a sociedade. No Brasil, na década de 80, ocorre a passagem do modelo educacional segregacionista para o modelo integracionista, onde acontece a inserção de pessoas com deficiência nas escolas em classes especiais. De acordo com a Constituição Federal de 1998 os alunos com necessidades educativas especiais têm assegurado o direito à educação no Ensino Regular e ao Atendimento Educacional Especializado complementar ou suplementar à escolarização. Esse direito também está garantido na LDB 9394/96 e no ECA Lei 8069/90.
A superação através da inclusão digital está sendo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernadino Pereira de Barros, no município de Abaetetuba/ Pará, “a tecnologia é uma importante aliada de professores para garantir a autonomia dos alunos, seja para amenizar barreiras ou para personalizar o aprendizado. Quando se fala em ambientes inclusivos, é comum pensar em tecnologias assistivas que promovem ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência”, diz a professora Ana Nice Rodrigues, a mesma utiliza jogos de atenção e memória, Sistema DOS VOX, Paint, editor de texto, Power point, direcionados a alunos de 11 a 17 anos, não sendo utilizado em uma disciplina específica, mas sim, para trabalhar áreas específicas com os alunos como a memória, atenção, concentração, coordenação motora fina, leitura e outros.
Os alunos atendidos pela professora possuem deficiência intelectual, deficiência visual e com baixa visão, perda auditiva e até mesmo alunos dislexos. Por meio dos jogos é possível estimular a capacidade de concentração e memória dos alunos com deficiência intelectual. O Sistema Dos Vox permite ao aluno com DV (deficiência visual) ter acesso à informática, operar o computador, produzir textos, etc. O Paint além de estimular a criatividade com a produção de desenhos, permite melhorar a coordenação motora a partir dos movimentos finos e minuciosos que o aluno executa com o mouse. O Paint permite explorar conteúdos diversos.
Segundo Ana Nice, as vantagens de utilizar os aplicativos e ferramentas é que são realizadas atividades que despertam o interesse do aluno, permite o contato com as tecnologias; já as desvantagens são que os alunos, em sua maioria, só tem acesso a essa ferramenta na escola.

O processo de inclusão escolar utilizando as novas tecnologias vem beneficiar, toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog