Tecnologia a serviço da inclusão
Por Cleice de Jesus Conceição Pompeu, RU 1628598
Polo – Barcarena
Data (14/09/2017)


 
 Fonte: internet

Professora do ensino fundamental adaptou programas para auxiliar alguns alunos com dificuldade visual
Numa escola do interior do Pará, Madalena, professora de geografia do ensino fundamental adaptou através da informática três tipos de programas para facilitar o aprendizado de alguns de seus alunos com deficiência visual.
Desde o dia dois de janeiro de dois mil e dezesseis entrou em vigor a lei brasileira de inclusão, com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores tiveram que rever seu papel na gestão escolar. Madalena sentiu-se no dever de buscar alternativas que promovessem a inserção de seus alunos com deficiência visual, e facilitar seus desenvolvimentos. Foi quando encontrou na tecnologia a opção para uma inclusão.  
Madalena pediu a um amigo, professor de informática que adaptasse softwares em quatro laptops que a mesma conquistou por meio de doação por parte de pessoas sensibilizadas. Foram adaptados três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores como o próprio nome sugere, leem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power Point, e-mail, etc....Por isso são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. Todos são muito bons atendendo a uma realidade especifica. O DOSVOX e o NUDA podem ser baixados gratuitamente pela internet, o JAWS e o VIRTUAL VISION são leitores, na linha dos ampliadores existem o MAGIC e o ZOOM TEXT. 

            Os resultados foram tão positivos que Helena criou um blog representando sua sala de aula para falar sobre esses softwares, incentivando aos demais professores. Os laptops destinados aos alunos com cegueira se destinam ao uso individual em sala de aula e demais atividades educacionais, podendo ser utilizado em domicilio, mediante assinatura de termo de responsabilidades, conforme o critério estabelecido pela direção da escola. Assim esses alunos estão interagindo melhor com a sociedade e o mundo que os cercam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog