Tecnologia a serviço da
inclusão
Por Cleice de Jesus Conceição Pompeu, RU
1628598
Polo – Barcarena
Data (14/09/2017)
|
Fonte:
internet
Professora do ensino fundamental adaptou programas para auxiliar alguns
alunos com dificuldade visual!
Numa escola do interior
do Pará, Madalena, professora de geografia do ensino fundamental adaptou
através da informática três tipos de programas para facilitar o aprendizado de
alguns de seus alunos com deficiência visual.
Desde o dia dois de
janeiro de dois mil e dezesseis entrou em vigor a lei brasileira de inclusão,
com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores
tiveram que rever seu papel na gestão escolar. Madalena sentiu-se no dever de
buscar alternativas que promovessem a inserção de seus alunos com deficiência
visual, e facilitar seus desenvolvimentos. Foi quando encontrou na tecnologia a
opção para uma inclusão.
Madalena pediu a um
amigo, professor de informática que adaptasse softwares em quatro laptops que a
mesma conquistou por meio de doação por parte de pessoas sensibilizadas. Foram
adaptados três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela
e os digitalizadores de texto. Os leitores como o próprio nome sugere, leem
tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power Point, e-mail,
etc....Por isso são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para
os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens, as
letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa
visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos
em sons. Todos são muito bons atendendo a uma realidade especifica. O DOSVOX e
o NUDA podem ser baixados gratuitamente pela internet, o JAWS e o VIRTUAL
VISION são leitores, na linha dos ampliadores existem o MAGIC e o ZOOM
TEXT.
Os resultados foram tão positivos que Helena criou um
blog representando sua sala de aula para falar sobre esses softwares,
incentivando aos demais professores. Os laptops destinados aos alunos com
cegueira se destinam ao uso individual em sala de aula e demais atividades
educacionais, podendo ser utilizado em domicilio, mediante assinatura de termo
de responsabilidades, conforme o critério estabelecido pela direção da escola.
Assim esses alunos estão interagindo melhor com a sociedade e o mundo que os
cercam!
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